Inovações tecnológicas na Copa do Mundo 2022 – Sistemas de refrigeração
Devido às altas temperaturas comumente registradas no país, com temperaturas que podem chegar até 41°C, um sistema avançado de resfriamento foi implementado nos estádios para gerar conforto térmico para os espectadores e para os jogadores.
Esta tecnologia foi implementada inicialmente no próprio Qatar em 2008 e hoje vem sendo aplicada em outros países próximos da faixa do Equador, permitindo conforto em eventos esportivos e de entretenimento.
Os estádios terão um centro de energia que converterá energia solar em energia elétrica. Ao acionar esse centro de energia ele levará água fresca em canos instalados em diversos pontos da arquibancada. Após a distribuição da água nos canos, ar gelado será emitido para a arquibancada e para o campo, reduzindo a temperatura e refrescando os torcedores e jogadores.
Esta tecnologia é 40% mais sustentável quando comparada com as demais tecnologias de resfriamento. Este recurso também permite que a temperatura seja regulada conforme a quantidade de pessoas no estádio e não por conta da temperatura no lado exterior do estádio.
Fonte:
www.fifa.com/social-impact/sustainability/news/legacy-in-action-qatars-revolutionary-stadium-cooling-technology