O Brasil é um país extremamente dependente do transporte terrestre por meio de veículos automotores como automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões, etc. A utilização de automóveis constitui o 2º meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros para o seu deslocamento, ficando atrás apenas do deslocamento a pé. Estima-se que 62% (sessenta e dois por cento) da carga transportada dentro do país no ano de 2021 foi através do Transporte Rodoviário.
Devido à grande necessidade por veículos, o Brasil apresenta uma das maiores frotas do mundo, fechando o ano de 2021 com aproximadamente 111.000.000 (cento e onze milhões) de veículos registrados no país.
Este número influencia diretamente no elevado número de acidentes automobilísticos registrados. Apenas no Estado de São Paulo, ocorreram mais de 180.000 (cento e oitenta mil) acidentes registrados no ano de 2021 e com, aproximadamente, 5.000 (cinco mil) acidentes envolvendo vítimas fatais.
Muitos são os casos judiciais envolvendo Acidentes de Trânsito e que necessitam da Perícia, que é a ferramenta utilizada de forma a esclarecer as 03 (três) principais perguntas:
O principal esforço dos envolvidos nas questões de acidente de tráfego é conhecer as circunstâncias e a forma pela qual o acidente aconteceu, trazendo para o nível de discussão aquilo que os Peritos Judiciais chamam de “Dinâmica do Acidente” ou, mais modernamente, de “reconstrução”, uma vez que esta deflui na definição da causa determinante, indispensável para a aplicação do Direito. (ARAGÃO, 2016).
As fontes de informação constituem as evidências necessárias para se chegar na causa determinante de 01 (um) acidente de tráfego e para que se possa elaborar a Dinâmica do Acidente Automobilístico. Entre as principais fontes de informação, pode-se citar:
Os profissionais da Nobre apresentam elevada qualificação para análise, interpretação e elaboração de Laudos Periciais e Pareceres Técnicos de acidentes automobilísticos, possuindo mais de 20 (vinte) anos e realização de centenas de Reconstituições de Acidentes de Trânsito.
Por Thiago A. Michels – Nobre Perícias
Referências
ARAGÃO, R. F. Acidentes de Trânsito: Análise da Prova Pericial – 6ª Ed. Campinas: Millennium Editora, 2016.
https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/transporte-de-carga-qual-e-o-mais-utilizado-no-brasil/#:~:text=O%20transporte%20rodovi%C3%A1rio%20%C3%A9%20preponderante,de%20alto%20valor%2C%20como%20eletr%C3%B4nicos. Acesso em 02 de junho de 2022.
https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/qual-e-o-meio-de-transporte-mais-usado-no-brasil/. Acesso em 02 de junho de 2022.
https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-denatran/frota-de-veiculos-2021. Acesso em 02 de junho de 2022.